segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O que realmente queremos?

         Ultimamente, têm-me falado sobre fidelidade e infidelidade nas suas relações como uma das suas preocupações centrais. Pessoas vão atrás, procuram encontrar o que não querem encontrar e ainda se queixam de encontrar coisas horríveis sobre as quais nem sequer podem confrontar a outra pessoa, porque não é suposto saberem das mesmas. É interessante como nós mesmos - tenho certeza que todos já fizeram isso - nos colocamos em lugares de angústia tão grande como citado, e no qual se torna quase impossível viver.


"Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objecto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade activa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé")."

A base de uma relação é amor, respeito, confiança, comunicação e sinceridade, para mim; Por mais difícil que isso seja as vezes. Se alguns destes "ingredientes" falha, deixa de uma relação e passa a ser uma ralação. Se eu espero respeito, tenho que respeitar a intimidade do outro e a sua liberdade. Não é mesmo?
        Não estou dizendo que eu não espero que me sejam fiés, claro que espero! Algures entre a sinceridade e o respeito, há o espaço da nossa confiança na outra pessoa, de que ele cumprirá com o que acordámos. Mas se isso por algum motivo não acontece, não vale a pena tapar o sol com a peneira  e achar que a infidelidade é a causa do fim da relação. Para mim uma traição é um sintoma gritante de que a relação já não estava nada bem cuidada, vivida e alegre por ambos!! Perderam-se algures no caminho, acomodaram-se,  distraíram-se com o trabalho ou com qualquer outra coisa...Porém, ao me colocar na posição de traída - e eu já fui traída - eu perdoei, é claro, e por mais estranho que isso possa parecer, ele hoje em dia é meu amigo. Mas não posso dizer que confiaria nele outra vez para ter uma relação sólida. 


 If you love something, set it free. If it comes back to you, it's yours. If it doesn't, it never was. We do not possess anything in this world, least of all other people. We only imagine that we do. Our friends, our lovers, our spouses, even our children are not ours; they belong only to themselves. Possessive and controlling friendships and relationships can be as harmful as neglect.


Desconheço a autoria do texto, mas vem de encontro aquilo que sinto e penso. Não vale a pena passar a vida atrás de alguém. Cansa muito e nunca sacia. O que eu espero verdadeiramente é ter uma pessoa que me ame, me conheça como sou e que ainda assim queira estar ao meu lado.


see ya;

Nenhum comentário:

Postar um comentário