domingo, 22 de agosto de 2010

minha profissão

          Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para  o vestibular. O fato é que mesmo os que já “sabem” o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior. São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirugiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.

Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal. Primeiro é importante saber qual a sua vocação, claro que com trabalho árduo e muita dedicação qualquer um pode ser sair bem, em qualquer área. Mas todos nós temos uma vocação.
        A primeira pergunta que você deve se fazer antes de qualquer coisa é " O que você espera de sua profissão? " Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem? É importante lembrar, quem não sabe pra onde quer ir, não chega a lugar nenhum.
É fato que algumas profissões já estão saturadas no mercado, mas isso não significa que você não possa ser bem- sucedido ou que você fique desempregado depois que se formar, mas significa que você terá um pouco de dificuldade em encontrar um bom emprego, porque num mercado saturados de profissionais da sua área, para se conseguir um bom emprego tem que se destacar dos demais.
4 dicas que para você ponderar sobre os seguines pontos relativos há uma carreira saturada:
1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.
        Muito se fala sobre as profissões em alta. Quando eu estava me preparando para o vestibular as profissões da área de informática e telecomunicações eram anunciadas como as profissões do futuro. O que me fez pensar talvez em prestar vestibular pra um deles. Contudo, uma profissão estar em ascenção no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas a informática o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.


               No ano em que eu prestaria vestibular, a profissão que estava em alta era a informática e direito, por que apesar de direito ser uma profissão extremamente saturada, ainda é uma profissão em "alta". Meu sonho desde pequena sempre foi ser professora, e não que isso tenha mudado, só mudou a forma como eu quero ser professora, No 2º ano do ensino médio, mudei de idéia e pensei em fazer direito, porque eu adoro defender e acusar pessoas. Porém, naquela época eu não me dava muito bem com livros, leitura e essas coisas, eu adorava números..matemática e física eram as melhores aula da semana, sempre. Então, um dia eu conversando com um amigo meu, que compartilhávamos os mesmos gostos falou sobre engenharia civil comigo, e eu pesquisei um pouco sobre ela, e todo mundo sempre falou que das engenharias no geral, a civil era a mais fácil. Mera ilusão, ela pode ser sim, a mais fácil... mas isso nao significa que ela seja fácil, o que DEFINITIVAMENTE ela não é. Então eu decidir no outro dia que eu ia ser engenheira. No 3º ano, minha melhor amiga me "ensinou" a ler livros e a gostar disso, então eu passei a ter grande facilidades em matérias de leitura, como história, português, biologia e principalmente literatura.
         Estava pesquisando algumas coisas sobre engenharia e encontrei a 'desciclopédia' e uma parte bem verdadeira sobre a engenharia me chamou atenção.
          Foi trazida ao Brasil pelo seu descobridor (já não se sabe mais quem é nessa altura do campeonato) na data de 22 de abril de 1500, coincidentemente a mesma data da fundação da República das Bananas, mas ganhou força como trabalho escravo emprego com a construções dos engenhos de cana, já como trabalho escravo um trabalho mal remunerado regado á cachaça na produção de açucar. O estudante de engenharia é torturado nos dois primeiros anos de engenharia por diversas matérias com Cálculo Diferencial e Integral 1,2,3,4,n... e também com matérias bastante úteis para sua futura profissão como mecanica quantica e relatividade geral. Ao término desses dois primeiros anos que foram uma completa perda de tempo começa a engenharia propriamente dita, infelizmente é de consenso geral da maioria dos estudantes do curso que a sua situação fica ainda pior nessa fase. A Engenharia Civil um dia já englobou todas as outras engenharias que não são militares conhecidas pela civilização moderna ocidental, exatamente por isso ela foi chamada pelos antepassados de Engenharias Civiliuns. A Engenharia Civil é conhecida como mãe de todas as outras engenharias e isso logicamente acontece devido a incapacidade de um Engenheiro civil conseguir decorar todas as técnicas referentes aos mais diversos ramos da profissão. Desde a sua criação, a profissão foi se abrindo (ui !!!) em várias outras especialidades de engenharias.
         Hoje, estou cursando engenharia civil, estou no 4º semestre e ainda nao sei com certeza, se esse é o curso certo, é apaixonante, é interessante, é muito divertida as construções, é tudo muito cool. Mas eu ainda acho que se eu fizesse história ou literatura ou direito, eu teria mais facilidade, não que eu tenha muita dificuldade com números, mas uma coisa mais humana, mais textos, mais histórias.. eu ia me sair melhor, mas como eu disse acima, com persistência e determinação, nós nos saímos bem em qualquer área.



see ya

Um comentário:

  1. HAUHUAHAH! Putz! sei como é isso... tão bem que as vezes me pergunto pq faço fisioterapia e pq estou me matando pra entrar em medicina...

    ResponderExcluir